Algumas regras básicas para o inquilino | Century Imobiliária CRECI 239PJ
header-logo2.png

Algumas regras básicas para o inquilino

Algumas regras básicas para o inquilino
Antes de fechar um contrato de aluguel, é importante estar atento à Lei do Inquilinato. Pois, ela garante os direitos e deveres das partes envolvidos.

Afinal, as normas contidas na Lei nº 8.245/91 devem ser obedecidas já que tem a regulamentação do mercado de aluguéis, tantos para fins comerciais e residenciais. Muitos desconhecem as regras básicas de aluguel e estar amparado pela lei evita prejuízos a uma das partes envolvidas.

Por isso, separamos algumas regras básicas que todo inquilino deve ficar atento.

1. Preste atenção no contrato
Leia o contrato detalhadamente para garantir que os direitos e deveres estejam de acordo com ambas as partes. Assim, você não estará desprevenido do que deve cumprir.

2. Respeitar as regras do condomínio
Todo condomínio tem seu próprio regime interno, por isso cada morador deve cumprir as regras estabelecidas. Quando o inquilino se muda deve obedecer às normas para evitar multas.

3. Zelar pelo imóvel
Antes da mudança, deve ser feita uma vistoria para garantir que o imóvel estará em perfeitas condições tanto na entrega quando a devolução. O inquilino vai saber as condições do imóvel e zelar.

4. Pagamento em dia
Além do pagamento do aluguel, o inquilino deve pagar as demais contas que ficaram acordadas no contrao. O condomínio, água, luz e outras taxas que devem ser pagas e verificar as condições de garantia do aluguel antes de fechar o contrato.

5. Tempo de locação
Uns dos itens do contrato para olhar com a atenção é o tempo de locação para evitar multas. Em alguns casos espícificos que o locatário pode pedir o imóvel de volta como, por exemplo, demolição do prédio. Mas, o tempo mínimo estabelecido deve ser cumprido.

6. Preferência de compra
Caso o inquilino tenha gostado do imóvel e esteja disponível para venda, ele tem a preferência de compra. O importante é o locatário avisar o inquilino sobre a venda do imóvel.

7. Atenção para as multas
O inquilino deve manter todas as contas em dia, mas ficar atento também a qualquer quebra de contrato que pode gerar multas. Ambas partes devem ficar cientes de tudo para evitar essas cobranças que podem ser evitadas.

Essas são algumas regras básicas que é importante todo inquilino deve ficar atento aos detalhes e, principamente, ao contrato assinado com o locatário. Por isso, ao alugar um imóvel com uma imobiliária evita que as duas partes sejam prejudicadas ao fechar negócio.

E nós estamos disponíveis para ajudar você, seja para alugar seu imóvel ou encontrar um imóvel disponível com a gente. Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre o procedimento, ligue para (79) 3241-2121 ou fale no WhatsApp (79) 99899-2121.

  • Compartilhe

Post Anterior

Qual fator decisivo na hora de comprar seu imóvel?

Próximo Post

Programa habitacional Casa Verde e Amarela