Preste atenção em cada detalhe na vistoria do apartamento
Depois da espera pela entrega do seu apartamento, é indispensável fazer a vistoria antes de receber as chaves e fazer a mudança de vez. Estar atento a cada detalhe e possíveis problemas que possam aparecer em decorrência da construção. É possível contratar um engenheiro ou arquiteto para acompanhar a vistoria e fazer todos os testes necessários, mas também é possível fazer sozinho.
Tenha em mãos o seu kit de vistoria:
- Antes de sair para a vistoria monte um kit para lhe auxiliar na verificação se tudo está em ordem. Você vai precisar de: adesivos, balde ou mangueira, luminária e lâmpada, papel e caneta. Leve também uma cópia do ‘memorial descritivo’ que descreve os itens que seriam entregues (tipo de piso no banheiro, torneiras de metal, vaso sanitário branco, por exemplo) e as marcas dos materiais que seriam usados. Organize também uma lista para não esquecer o que tem que ver na hora. Se alguma coisa não estiver funcionando, cole uma etiqueta e anote na sua lista.
Pode parecer chato ter que examinar os mínimos detalhes, mas é um tempo gasto que evita transtornos futuros para os moradores do local. Veja alguns itens que selecionamos como mais importantes:
- Geral
- Avalie se a pintura está bem-feita, ou seja, se não existem manchas ou partes descascadas. Veja se as especificações e marcas dos acabamentos colocados são iguais às prometidas.
- Fotografe cada detalhe duvidoso para usar como prova do estado do imóvel.
- Com uma trena, meça todo o apartamento. Como o preço é calculado de acordo com as medidas apontadas no memorial descritivo, qualquer diferença na metragem caracteriza vício e pode resultar em indenização, de acordo com o Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo (Ibedec).
- Elétrica
- Verifique se interruptores, tomadas, pontos de luz, de telefone e de antena de TV estão nos locais corretos. E se todos os circuitos estão indicados no quadro de luz. Com um carregador de celular, confira o funcionamento das tomadas.
- Note se as tomadas estão devidamente identificadas. Use um soquete e uma lâmpada de 220 v: se a intensidade da luz for fraca, é sinal de que a tomada é 110 v. Se estiver normal, é 220 v. Também vale usar um abajur. Teste pontos de luz e interruptores com uma lâmpada. E verifique a campainha.
- Se o apartamento ainda não tiver energia quando for vistoriá-lo, mencione isso no termo. E proponha uma nova visita para conferir os itens anteriores.
- Hidraúlica
- As torneiras e os ralos especificados no projeto foram entregues? Abra todas as torneiras para ver se estão funcionando e se a água escoa corretamente – um ponto do qual quase não sai água pode indicar problemas na tubulação.
- Quando as torneiras estiverem abertas, olhe sob a pia ou a bancada: existe algum gotejamento no sifão ou nos flexíveis dos metais?
- Aperte a válvula de descarga dos vasos sanitários, reparando na pressão e na quantidade de água e também em possíveis vazamentos. Acione todas as torneiras e descargas ao mesmo tempo para verificar a pressão da água. Se estiver baixa, questione o técnico que acompanha a vistoria.
- Nos ambientes com ralo, confira o caimento do piso: use um balde para despejar água no chão e observe se ela corre para o ralo. Ao testar espaços maiores, como uma varanda, pode-se lançar mão de uma mangueira.
- Veja se os registros estão funcionando. Os metais não podem ter riscos ou manchas.
- Paredes e Revestimentos
- Apoie um esquadro nas quinas das paredes (aquelas que formam 90 graus) para avaliar se as superfícies estão retas: os lados devem encaixar direitinho.
- A massa corrida está bem nivelada? Observe as paredes contra a luz, com base nos cantos: se a textura e a cor da pintura forem homogêneas, está tudo certo. Preste atenção nas paredes com revestimento cerâmico: alguma peça tem manchas ou trincas?
- Bata de leve nas placas para descobrir se foram bem assentadas: caso o som seja oco, elas correm o risco de se desprender. Solicite que o assentamento seja refeito. Não deixe de conferir o rejuntamento, observando se foi bem preenchido e se está limpo e livre de manchas.
- Confira soleiras e baguetes, aqueles acabamentos na transição de um piso para outro. Elas precisam estar niveladas para não haver degraus quando o piso for assentado.
- Esquadrias, janelas e portas
- Observe se as persianas e venezianas abrem e fecham bem. Em geral, esses componentes são de alumínio, por isso não enferrujam – mas podem riscar, por isso, atenção! Caso sejam pintados, verifique se a cobertura da tinta está perfeita.
- Cheque se janelas e portas se movimentam de forma adequada e sem ruídos – e se podem ser fechadas delicadamente.
- Caso as portas sejam de madeira, avalie se o verniz ou a tinta foram bem aplicados. Com o auxílio de um espelho, verifique se o topo e a base das portas estão pintados.
- Teste as fechaduras pelos lados de dentro e de fora de cada cômodo.
- Previna-se de infiltrações checando se as janelas estão bem vedadas – elas não podem deixar passar o vento. Na junção com a parede, existe uma vedação (geralmente de poliuretano), que, se apresentar emendas, será um convite à entrada da chuva.
- Veja se os vidros não têm rachaduras. A massa de vidraceiro está bem colocada e seca? Isso impede a infiltração da água da chuva.
- Maçanetas: caso elas integrem o memorial descritivo, note se foram instaladas corretamente e se não sofreram arranhões ou manchas provocados por produtos de limpeza inadequados.
- Bata de leve em portas, armários, batentes e outros elementos de madeira. Se cair pó, pode ser sinal de cupins ou brocas. Questione o técnico e registre o problema no termo de vistoria.
- Outros
- Olhe para cima: se o forro for de gesso e apresentar manchas ou umidade, é sinal claro de vazamento.
- Cheque se a distribuição das vagas de garagem é igual à prometida e se nada atrapalhar seu veículo.
Dúvidas ou mais informações? Entre em contato conosco através do telefone (79) 3214-2121, do WhatsApp (79) 99899-2121, ou das nossas redes sociais.