Crie espaços diferenciados para organizar seus sapatos
Organização é essencial para quem mora em apartamentos e nem todos possuem espaço e/ou verba para criar um closet no quarto. Então é comum que as pessoas tenham mais sapatos do que lugar para guardá-los.
Os calçados não devem ser guardados junto às roupas, mesmo que estejam limpos. Os sapatos levam para casa a sujeira da rua, portanto não da para guardar no armário sem limpá-los antes. E para evitar o surgimento de odores, uma dica é passar bicarbonato de sódio ou talco antisséptico no interior do sapato e, depois, retirar o excesso com um pano seco. O processo reduz a proliferação das bactérias causadoras de mau cheiro.
Confira algumas ideias que ajudarão você a criar área extra para armazenar desde o salto alto até o tênis preferido.
- Porta Sapatos
- A primeira ideia é a mais comum do mercado. Existem porta-sapatos de plástico, de nylon ou tecido, que são fáceis de serem instalados e colocadas atrás de portas. A principal vantagem é que não deixa os pares à mostra.
- Prateleiras
- Uma boa opção são as prateleiras retráteis, onde os vãos entre as bandejas variam de tamanho conforme o tipo de sapato. Nas portas, ripas abertas são ideais para ventilar o interior e tirar o odor característico de “coisa guardada”. Pares de sapato baixo podem ser armazenados no estilo macho e fêmea: com um pé virado sobre o outro (calcanhar sobre ponta).
- Caixas
- Utilizar caixas é que elas podem ser empilhadas sem causar danos aos sapatos. Existem caixas de diversos modelos, cores, tamanhos e materiais. você até pode utilizar as caixas que vem com os sapatos e personalizar de acordo com o seu gosto.
- Nichos
- Os nichos podem ser colocados no chão, atrás de portas e serem feitos no tamanho que você quiser. Mas, também podem ser uma opção para compor a decoração.
Gostou dessas dicas? Conta pra gente qual a solução que você aplica em sua casa.