5 fases do financiamento imobiliário | Century Imobiliária CRECI 239PJ
header-logo2.png

5 fases do financiamento imobiliário

5 fases do financiamento imobiliário

Financiar um imóvel é um processo que exige análise, preparação e informação. Mas, por onde começar? Essa é uma dúvida que muitos ainda têm. Lidar com a burocracia não é algo tão complicado assim quando você já tem algum conhecimento sobre o assunto.


Então, se você deseja realizar o sonho da casa própria, veja a seguir como funcionam as etapas do processo do financiamento imobiliário para um imóvel seminovo. 


  1. Simulação


Pode ser feita através de simuladores online ou com ajuda de um corretor imobiliário. Ao traçar o seu perfil, ele irá oferecer um panorama sobre as parcelas máximas que você poderá assumir e também buscar a melhor instituição para financiar o imóvel desejado. Isso evita que você inicie a negociação e só depois descubra que não tem os recursos necessários. 


  1. Análise de crédito 


O banco analisa suas informações pessoais e o seu perfil financeiro através de documentos comprobatórios. Como também verifica o seu histórico de pagamento ou restrições no nome. Além disso, avalia como você vai realizar o pagamento das parcelas e mensura quanto do seu orçamento será direcionado para a quitação do empréstimo.


  1. Avaliação do imóvel


Com o imóvel definido, sua documentação é enviada à instituição financeira. E então uma vistoria (paga pelo comprador) é realizada com um engenheiro ou arquiteto. Isso garante a qualidade do imóvel e também que o preço esteja dentro do valor do mercado imobiliário. 


  1. Análise jurídica


Toda a documentação do processo de financiamento imobiliário passa por uma análise jurídica pela equipe do banco. O objetivo é garantir a segurança da transação e a preservação das partes envolvidas.


  1. Assinatura do contrato 


A instituição financeira elabora um contrato, formalizando a concessão do financiamento. Nessa fase, o banco pode convidá-lo para uma breve entrevista. Terminada a parte burocrática, as partes envolvidas encontram-se para assinar o contrato do financiamento. Também é preciso pagar as taxas de referências (ITBI + registro), para que o documento assinado seja enviado ao cartório. 



Agora, você já pode usufruir de seu novo lar e, claro, assumir o compromisso de pagar seu financiamento. 


Caso queira saber mais sobre o assunto ou tirar qualquer dúvida, fale com a gente no (79) 99899-2121.


  • Compartilhe

Post Anterior

Quem Somos

Próximo Post

Quem Somos