Como utilizar o FGTS para adquirir seu imóvel
Uma opção para facilitar a compra do seu imóvel é usar o saldo do seu FGTS para pagamento da casa própria. São três possibilidades de uso:
- Compra e construção - Para quem deseja comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser utilizado constituindo parte do pagamento ou pagamento do valor total.
- Amortização ou liquidação do saldo devedor - Para quem quer utilizar seu saldo do FGTS para quitar totalmente sua dívida ou pagar uma parte do saldo devedor.
- Pagamento de parte do valor das prestações - Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações.
Para utilizar o FGTS o imóvel precisa estar dentro das regras do Sistema Financeiro da Habitação (SFH), ou seja, deve custar no máximo R$ 750 mil caso o comprador esteja nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Nos outros locais, o valor máximo é de R$ 650 mil. Esse teto é redefinido periodicamente. O valor do imóvel é determinado por um engenheiro ou arquiteto enviado pelo agente financeiro para realizar uma avaliação. Outra regra é que o imóvel a ser adquirido não pode ter sido comprado com FGTS por outra pessoa há menos de três anos.
No caso da compra de um imóvel com o FGTS sem financiamento, os agentes financeiros podem cobrar uma tarifa de até 0,32% do valor máximo de avaliação de imóvel. Quando o comprador pede financiamento, não há previsão de cobrança de tarifa. Os bancos, no entanto, podem cobrar uma taxa pela avaliação do imóvel.
Quer saber mais informações sobre a utilização do FGTS? Então entre em contato com a Century Imobiliária que nós esclarecemos todas as suas dúvidas. Através do telefone (79) 3214-2121, do WhatsApp (79) 99899-2121, ou nas nossas redes sociais.