Saiba mais sobre a documentação necessária na hora de alugar um imóvel
Está pensando em alugar um imóvel ou colocar o seu disponível para aluguel?
Seja qual for, sabemos que surgem muitas dúvidas nesse processo feito pela imobiliária. Principalmente, em relação aos documentos necessários para fechar o contrato.
Como sabemos que o processo de locação é algo rápido, para evitar que você corra o risco de perder a oportunidade de negócio, separamos um checklist do que realmente é preciso.
Documentos do locatário:
- Rg;
- Cpf;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento ou casamento (se casado, documento do cônjuge);
- Comprovante de rendimentos dos 3 últimos meses, seja através de contracheque ou extrato bancário;
- E-mail;
- Telefone.
Modalidades de garantia:
Caução: Depósito bancário que serve como garantia. Se comprovado que o locatário tenha cumprido suas obrigações contratuais, deverá ser devolvido no momento da entrega das chaves ou utilizado para bancar os possíveis reparos no imóvel.
O valor é de três vezes o preço do aluguel.
Fiador: Qualquer pessoa que possua renda líquida superior a três vezes o valor do aluguel, para que em caso de o locatário não cumprir com suas obrigações contratuais, o mesmo assuma as despesas em seu lugar. E se for casado, o cônjuge deverá concordar com a fiança e, também, assinar o contrato de locação.
A documentação necessária é a mesma do locatário, já citada acima.
Seguro fiança: O locatário pode contratar os serviços de uma seguradora, que a princípio será responsável pelo pagamento do aluguel em caso de inadimplência. Funciona como uma transferência de dívida e o proprietário recebe da seguradora os valores acordados no seguro. Lembrando que é preciso comprovação de renda e aprovação de crédito na seguradora para contratação do seguro fiança.
O valor é 10% do preço do aluguel mensal + R$ 120,00 da taxa de administração anual.
E se você é o proprietário do imóvel que será colocado para alugar pela imobiliária, segue a documentação necessária:
Documentos do proprietário:
- Rg;
- Cpf;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento ou casamento (se casado, documento do cônjuge);
- Conta para repasse;
- E-mail;
- Telefone.
Documentos do imóvel:
- Deso;
- Energisa;
- Escritura ou recibo de compra e venda;
- Condomínio;
- Iptu.
Agora que você já sabe quais os tipos de garantias e os documentos necessários na locação de um imóvel, não deixe para a última hora. Aproveite para ver nossos imóveis disponíveis para alugar no nosso site https://centuryimobiliaria.com.br/imoveis.php?para=alugar ou entre em contato com a gente no (79) 99899-2121.