Blog

Entenda melhor o valor do seu condomínio

Entenda melhor o valor do seu condomínio

 

Quando você compra um imóvel, além das parcelas mensais e de todas as despesas rotineiras do seu apartamento, como água, luz, telefone, gás, existe a taxa de condomínio. Compreenda melhor alguns custos fixos que compõem a taxa com a lista abaixo:

 

  • Funcionários: É a maior fração gasta no valor de um condomínio, chegando a mais de 50% do total de gastos condominiais. Aqui são incluídos também alguns encargos como INSS, FGTS, décimo terceiro, férias, benefícios (vale-transporte, vale alimentação) e rescisão. Também existem encargos envolvidos em serviços prestados ao condomínio, por exemplo, o ISS (Imposto Sobre Serviço).
  • Contas de água e energia da área comum.
  • Água e gás de uso dos condôminos: Apenas no caso desses itens não se encontrarem individualizados por unidade, o gasto total é dividido entre o número total de condôminos. Caso contrário, são divididos por consumo.
  • Manutenção: Pode incluir manutenção dos elevadores, manutenção e limpeza das piscinas, jardinagem, revisão de antenas, pintura do prédio, dentre outros itens.
  • Gastos Gerais: São os gastos com cartório, correio, materiais de limpeza, etc.
  • Gastos Eventuais: São aqueles gastos não planejados, como um cano quebrado, conserto de portão quebrado, reformas não planejadas e necessárias naquele mês. As famosas taxas extras.
  • Gastos Administrativos: Envolvem taxas bancárias, isenção do pagamento do condomínio pelo síndico, pagamento da administradora.             

 

Se mesmo assim você ainda tem dúvidas, questione ao seu síndico, afinal ele poderá explicar melhor cada ponto do que está sendo pago, pois os valores podem ser variáveis de acordo com cada condomínio.

 

     

 

Fonte: http://bit.ly/1P0aoRy