Blog

Aprenda algumas dicas para economizar e manter um controle financeiro

Aprenda algumas dicas para economizar e manter um controle financeiro

Aprenda algumas dicas para economizar e manter um controle financeiro 

Para quem começou o ano novo com uma vida nova, saiu da casa dos pais para ir fazer faculdade, acabou de se casar, ou vai dividir o apartamento com os amigos, surgem novas preocupações: como administrar os custos do dia a dia?

Dependendo do seu estilo de vida, se mora em casa própria ou aluguel, é preciso fazer uma lista dos gastos principais e frequentes, e faça uma planilha mensal. Alguns dos gastos principais são:

  • Prestação de financiamento da casa própria ou aluguel;
  • Condomínio;
  • Energia Elétrica;
  • Gás (Se não for encanado, calcule 1 botijão por mês. Com o passar do tempo você saberá quanto dura um botijão na sua casa e controlará melhor esse gasto);
  • Água (Se não for junto com o condomínio);
  • Internet;
  • Telefone Fixo e/ou Celular;
  • TV a cabo;
  • Supermercado (Com o passar do tempo você saberá a média de gastos com alimentação e poderá se organizar melhor. Isso depende muito se os dois trabalham fora o dia todo e almoçam no trabalho, se algum de vocês almoça todos os dias em casa e assim por diante);
  • Locomoção (Podem ser inclusos gastos com ônibus ou carro, incluindo o valor do combustível, seguro, IPVA e financiamento do automóvel);

 

Às vezes acabamos gastando com outros itens não previstos, como um presente, um almoço fora, entre outras coisas. Não se esqueça de anotar estes gastos na sua planilha também. Alguns gastos extras:

 

Diversão em família (Aqui você pode incluir aquela pizza do final de semana, uma viagem no feriado prolongado ou um jantar com os amigos)

 

Educação e Cursos (Se alguém da casa faz faculdade, curso de inglês ou se o casal tem filhos que estudam em escola particular, pode-se incluir aqui no estilo de vida)

 

Compras extras (Vocês compram roupa frequentemente? Não caiam na tentação de usar o cartão de crédito que vem como uma “surpresinha” na fatura do próximo mês. É mais inteligente reservar uma pequena quantia por mês para comprar uma coisinha ou outra, assim sempre terá roupas novas e não terá dívidas que não acabam nunca!)

 

Como se organizar?

É indispensável ter uma ferramenta de controle financeiro, seja uma planilha no Excel ou um caderninho em casa mesmo. Organize sempre as datas de pagamento das contas, e se necessário mude os vencimentos para uma data próxima ao pagamento do seu salário e tente colocar todas para um mesmo dia.

Deixe as contas principais (como água, luz, telefone ou TV a cabo) em débito automático. Assim você não corre o risco de esquecer e acabar tendo um gasto extra com juros.

Se você utiliza cartão de crédito e percebeu que isso atrapalha o seu controle financeiro, elimine-o aos poucos da sua vida. Conforme for pagando a fatura, não utilize mais o cartão e se for possível, ao sair de casa, não o leve com você. Se os gastos superarem os ganhos, pare e avalie o que pode ser cortado ou repensado.

 

Fonte: http://bit.ly/1Q9U010